Juvenis da Escola Carlos Franco recebem Troféu de Ética Desportiva

Equipa da AF Guarda é a primeira do país a receber este prémio

Equipa da AF Guarda é a primeira do país a receber este prémio

A Escola de Desporto Carlos Franco recebeu o troféu de Ética Desportiva, atribuído pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Plano Nacional de Ética.

A cerimónia decorreu no passado dia 4 de Março na sala de sessões da Câmara Municipal de Seia e segundo Catarina Durão, directora Regional do Centro do IPDJ, «este é o primeiro troféu de Ética Desportiva no país que vamos entregar a uma equipa».

O prémio foi atribuído no seguimento do Cartão Branco recebido pela equipa de Juvenis, no passado dia 2 de Novembro, quando no final do jogo, e após uma derrota, foi cantar os parabéns ao árbitro da partida, Manuel Pinto, felicitando-o pelo seu aniversário.

Para Andrade Poço, presidente da Associação de Futebol da Guarda, este gesto de “fair play” «não deixou ninguém indiferente», mostrando-se satisfeito por ter sido uma equipa do distrito a primeira a ser contemplada com este prémio.

«Quero agradecer, em nome da Associação de Futebol da Guarda, por termos atletas destes na nossa Associação. As nossas felicitações também para o Carlos Franco, porque é nestas alturas que vemos que o futebol não serve só para formar jogadores, serve para formar homens. E com este gesto estamos a formar homens para o futuro», salientou o dirigente.

Da mesma opinião é Catarina Durão: «Não vivemos os melhores tempos no futebol profissional, mas é nestes exemplos que nos damos conta que enquanto país e enquanto cidadãos sabemos comportar-nos no âmbito desportivo, e preocupamo-nos em formar homens».

Para terminar a cerimónia, onde esteve também presente Ana Cristina Cardoso, vereadora do Desporto do Município de Seia, a directora do IPDJ entregou o Troféu à equipa de Juvenis do ED Carlos Franco, sob o olhar do presidente do Clube, Carlos Franco.

No final, o presidente da AFG, Amadeu Poço, felicitou mais uma vez toda a equipa e deixou ainda um desejo. «Espero que no futuro tenhamos mais oportunidades de comemorar situações tão relevantes como esta».

%d bloggers like this: