Seia suspende recolha porta a porta de monos, papel e plástico

A Câmara Municipal de Seia suspendeu pontualmente a recolha de monos e de resíduos verdes porta a porta, que funcionava por agendamento prévio, devido à pandemia da Covid-19.

«O serviço de recolha de “monos” (móveis e objetos volumosos similares) e outros específicos, como é o caso dos resíduos verdes, encontra-se suspenso, sendo restabelecido assim que seja possível», refere uma nota do Município presidido por Carlos Filipe Camelo.

A Câmara Municipal continua a efectuar o registo dos pedidos, através dos canais habituais (800 209 316), devendo os munícipes aguardar por contacto prévio, para o agendamento da recolha. Apela para que retenham esses monos – objectos domésticos fora de uso – e resíduos verdes nas suas habitações ou instalações e não os abandonem na via pública.

Também o serviço de recolha selectiva porta a porta no comércio e restauração vai ser suspenso, «mantendo-se o serviço em funcionamento para as instituições aderentes deste projecto piloto, sendo minimizado assim os incómodos da conjuntura actual».

Todo o restante lixo pode ser depositado nos contentores adequados, porque continua a ser efectuada a recolha dos resíduos indiferenciados e a recolha selectiva nos ecopontos de superfície.

 

Câmara de Seia desinfecta contentores e ecopontos

Estas medidas, à semelhança de outras que a autarquia tem vindo a implementar, pretendem «garantir a segurança de todos» na actual situação de pandemia devido ao Covid-19.

Recorde-se que o Município de Seia está a efectuar a desinfecção extraordinária dos contentores de resíduos urbanos (indiferenciados e selectiva) em todo o concelho, através de procedimentos não nocivos à saúde.

A medida está a ser aplicada pela autarquia em parceria com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, entidade responsável pela gestão dos resíduos no concelho de Seia.

A Câmara de Seia apela ainda aos munícipes para adoptarem cuidados reforçados no acondicionamento dos seus resíduos urbanos, que devem ser colocados devidamente fechados nos contentores. «Embora estejamos a assegurar estas medidas extraordinárias de prevenção de contágio do Covid-19, contamos também consigo para o fazer. Assim sendo, coloque sempre os seus resíduos dentro de sacos resistentes e bem fechados, dentro do respectivo contentor». Solicita, caso o contentor se encontre com a capacidade esgotada, para que se desloquem ao contentor mais próximo ou aguardar pela próxima recolha.

%d bloggers like this: