Neve desceu à aldeia

©Teresa Belarmino (Alvoco da Serra)

A neve voltou a cair na Serra da Estrela.

Dizem os entendidos que se trata do grande nevão da temporada e um dos maiores dos últimos anos.

Toda a região está pintada de branco, chegando o nevão às aldeias serranas.

A circulação rodoviária está proibida nos troços Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro, Sabugueiro/Cruzamento de Gouveia, Sabugueiro/Penhas Douradas/Manteigas e Manteigas Piornos. Às 09:00H só se mantinham abertos os troços Covilhã/Piornos e Seia/Sabugeiro.

©Célia Cardoso (Alvoco da Serra)

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco estão sob amarelo até às 00:00 de quarta-feira por causa da queda de neve dispersa acima de 800/1000 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para 1200 a 1400 metros ao longo do dia de hoje e aumentando de intensidade a partir da tarde.

©Rosário Pereira (Alvoco da Serra)

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu muito nublado, sendo por nuvens médias e altas até início da manhã. Estão também previstos períodos de chuva fraca e dispersa, mais frequente a partir do final da tarde, e que a ocorrer será sob a forma de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1200/1400 metros ao longo do dia.

A previsão aponta também para vento moderado de este-nordeste, sendo forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora até meio da manhã, diminuindo de intensidade a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda formação de gelo e geada no interior e descida da temperatura mínima.

%d bloggers like this: