Seia: Festas do Concelho em risco

Câmara Municipal já cancelou diversos eventos até ao mês de Julho.

O presidente da Câmara Municipal de Seia admitiu que a realização das Festas do Concelho, que acontecem em meados de Agosto, está em risco, devido à pandemia da Covid-19.

«Não estão reunidas as condições para que haja divertimentos e, por isso, aquilo que já é uma tomada de posição para o primeiro semestre possa ser estendido um pouco mais além, naquilo que são [a realização de] eventos fortes», disse ao PORTA DA ESTRELA Carlos Filipe Camelo.

Sendo ainda cedo para tomar uma decisão definitiva, o autarca alerta que a eventual suspensão das Festas do Concelho «poderá trazer custos acrescidos para a autarquia», atendendo à assinatura dos contratos com os artistas.

O cartaz musical, já aprovado em reunião de Câmara, ascende a 49.000 euros e contempla concertos com Carlão (12.500 euros), João Pedro Pais (15.500 euros) e Expensive Soul (21.000 euros).

O «maior receio» de Filipe Camelo é a concentração de pessoas em massa e também «o que está na cabeça das pessoas». «Mesmo que as coisas corram bem e que em Junho ou Julho estejamos libertos desta situação do ponto de vista prático, nas nossas cabeças isso continua connosco, esse fantasma, essa preocupação legítima que todos nós vamos continuar a ter. E, portanto, eu imagino que dentro deste ponto de vista e dentro desta visão não há as condições para que as coisas possam efectivamente acontecer como nós todos gostaríamos que acontecessem», admitiu o presidente da Câmara senense.

O primeiro espectáculo a ser cancelado foi a gravação do programa “Terra Nossa”, apresentado por César Mourão, com a Câmara aqui a suportar os alojamentos da equipa da SIC.

Da lista de outras iniciativas já canceladas destacam-se a 5ª edição do Orçamento Participativo, as Marchas Populares de São João e a Corrida Nacional de Obstáculos em Montanha (2 de Maio). Também o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela, que habitualmente decorria no final de Agosto e que este ano iria realizar-se em Junho, foi adiado para o ano de 2021.

Sem decisão final mas em risco está a realização das provas do Oh Meu Deus! – Ultra Trail Serra da Estrela (12 a 14 de Junho), que já tem as inscrições suspensas, do Campeonato Europeu de Maratona BTT (14 de Junho), estando as câmaras de Seia e Manteigas a tentar segurar esta prova junto da Federação Portuguesa de Ciclismo, e do Granfondo Serra da Estrela (5 de Julho).

Filipe Camelo promete continuar a acompanhar a situação, mas «não auguro que haja condições» para que estes eventos se realizem, admite.

%d bloggers like this: