Comércio local e cabeleireiros retomam na segunda-feira e restaurantes e cafés em 18 de maio

O comércio local, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel retomam actividade na segunda-feira e os restaurantes e cafés em 18 de Maio, de acordo com o Plano de Desconfinamento do Governo, hoje divulgado.

A partir de segunda-feira, 4 de Maio, o comércio local, que inclui lojas com porta aberta para a rua até 200 metros quadrados, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel, independentemente da área, podem retomar a actividade.

A partir de 18 de Maio será a vez das lojas com porta aberta para a rua até 400 metros quadrados ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), bem como os restaurantes, cafés e pastelarias/esplanadas, refere o Plano de Desconfinamento, que hoje foi apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa.

Em 1 de Junho, é a vez das lojas com área superior a 400 metros quadrados ou inseridas em centros comerciais retomarem a sua actividade.

O Governo impõe condições para a abertura do comércio e restauração, no âmbito da mitigação à propagação da pandemia da Covid-19.

Nas lojas, é obrigatório o uso de máscara. O seu funcionamento será a partir das 10:00 «para as lojas que reabrem», refere o Plano de Desconfinamento.

No segmento de cabeleireiros e similares, o atendimento é feito «por marcação e condições específicas».

Já no caso dos restaurantes, o limite da lotação é de 50%, com «funcionamento até às 23:00» e com condições específicas.

%d bloggers like this: