Gouveia assegura testes a funcionários de creches

@GettyImages

@GettyImages

O município de Gouveia vai assegurar a realização de testes de despiste e de diagnóstico à Covid-19 aos funcionários e colaboradores de todas as creches do concelho, assumindo o valor de 50% dos custos.

A autarquia de Gouvei refere em comunicado que a medida será realizada em articulação com os serviços da Segurança Social.

«Em resultado das recentes medidas de desconfinamento do Governo, onde se inclui a reabertura das creches, agendada para o dia 18 de Maio, o município de Gouveia entendeu implementar, como medida preventiva, a realização de testes aos trabalhadores daquelas instituições», justifica o município presidido por Luís Tadeu.

Segundo a nota, a realização dos testes de despiste da Covid-19 contemplam a Fundação A Nossa Casa (oito testes), a Associação de Beneficência Cultural e Recreativa de Lagarinhos (três), a Associação de Beneficência Popular de Gouveia (11), a Casa do Povo de Vila Nova de Tazem (sete), o Centro de Assistência, Cultura e Recreio de Paços da Serra (quatro) e a Fundação Laura dos Santos (sete).

A medida municipal «surge como mais uma das iniciativas preventivas que a autarquia tem vindo a implementar para proteger a população, em especial os grupos mais vulneráveis, com o propósito de assegurar a contenção do contágio» pelo coronavírus no território.

A autarquia de Gouveia lembra que «já tem vindo a assumir integralmente os custos da realização de testes a funcionários e profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, sempre que cada equipa ou turno de colaboradores (a funcionar em espelho) entra ao serviço, tendo, até à data, realizado mais de 284 testes».

No Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, o único foco de infecção do concelho, para além dos funcionários da instituição, «também os utentes foram testados em duas rondas de testes, tendo sido realizados 164 testes», remata.

%d bloggers like this: