Manteigas limpa percursos pedestres para valorizar e promover território

O Município de Manteigas promoveu diversas acções de limpeza dos percursos pedestres “Manteigas Trilhos Verdes”, tornando-os mais atractivos durante as próximas estações.

Segundo uma nota da autarquia, o trabalho relativo ao corte de mato foi adjudicado aos Conselhos Diretivos das Freguesias de Santa Maria e de São Pedro, num investimento total de 14.455 euros.

«Esta iniciativa de preservação e manutenção dos caminhos e das veredas, outrora percorridas pelos pastores e gentes serranas, enquadra-se na valorização e promoção do território como destino turístico de natureza de excelência», salienta a mesma fonte.

O município de Manteigas, que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, possui mais de 200 quilómetros de percursos pedestres, que incluem 16 pequenas rotas (integradas no projeto “Manteigas Trilhos Verdes”, que foram alvo da acção de limpeza) e duas grandes rotas (Grande Rota do Zêzere e Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal).

As 16 rotas dos “Trilhos Verdes” são as seguintes: Rota do Poço do Inferno, Rota do Javali, Rota da Vila, Rota do Carvão, Rota do Maciço Central, Rota do Glaciar, Rota dos Poios Brancos, Rota da Reboleira, Rota de Vale de Amoreira, Rota da Asinha, Rota do Sol, Rota de Sameiro, Rota das Faias, Rota do Corredor de Mouros, Rota do Covão Santa Maria e Rota das Quartelas.

Os percursos pedestres pode ser consultados no site: manteigastrilhosverdes.com onde também se encontra disponível a APP Manteigas – Trilhos Verdes para dispositivos Android e IOS, que facilita a orientação e interpretação das rotas.

%d bloggers like this: