Solar do Mimo distinguido com o prémio Caixa Social 2021

O Solar do Mimo – Centro de Acolhimento de Crianças em Risco, em São Romão, foi um dos vencedores dos prémios Caixa Social 2021, com o projecto “Estamos Aqui – Estrutura de Apoio 24 horas”.

«São 34 os vencedores da terceira edição dos prémios Caixa Social. Trata-se da edição de 2021, que a Caixa Geral de Depósitos antecipou em resposta ao impacto da Covid-19 nas várias vertentes económicas e sociais, concedendo prémios de valor compreendido entre os 2.000 e os 20.000 euros, com uma dotação global de 500 mil euros», refere em comunicado a instituição bancária.

O projecto “Estamos Aqui – Estrutura de Apoio 24 horas”, dinamizado pelo Solar do Mimo, uma instituição que no concelho de Seia acolhe 14 crianças e jovens em risco, tem como objectivo «suportar as necessidades básicas da população, em particular dos idosos e das pessoas em situação de necessidades, entre as quais a alimentação, cuidados de higiene e alojamento, no âmbito do combate ao isolamento das populações causada pela pandemia da Covid-19».

A iniciativa pretende, em primeiro lugar, apoiar os idosos mas também visa sensibilizar os jovens para o voluntariado. Como as crianças e jovens provêm de meios económicos e sócio-afectivos desfavorecidos, necessitando de orientação e suporte na prossecução do seu projecto de vida, «nesta fase de desenvolvimento é essencial para a sua evolução de cidadãos conscientes e activos integrá-los em actividades de voluntariado», refere o Solar do Mimo.

As experiências a que serão submetidos «permitirão desenvolver valores, como o da solidariedade, da responsabilidade social, amizade, segurança/bem-estar e o dever da ajuda intergeracional», sendo nesta perspectiva que acreditam «encontrar-se o ponto mais positivo deste projecto e o seu valor social», em que o auxílio dos jovens à população sénior poderá «traduzir-se em ganhos imensuráveis no que à sua formação cívica e humana diz respeito», salienta a instituição.

Para a execução do projecto, que vai ter um apoio de 15 mil euros, será criado um contact center de apoio 24 horas online e telefónico, utilizando as novas tecnologias e a envolvência dos jovens institucionalizados do Solar do Mimo, que passam a ser um grupo activo no apoio e colaboração aos idosos.

Com este projecto, o Solar do Mimo «reforça os laços» de relação intergeracional entre os jovens e os idosos, «permitindo assim que os jovens se tornem os protectores dos idosos».

Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

Também o projecto “Emergência abem: Covid-19 – Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, promovido pela Associação Dignitude e que tem como um dos parceiros o Município de Seia, foi contemplado com um apoio de 20 mil euros. Este projecto visa a entrega de medicamentos no domicílio dos beneficiários abem: inseridos em grupos de risco, apoiar famílias no acesso à saúde novos beneficiários que devido à pandemia viram os seus rendimentos diminuídos e apoia a distribuição de medicação hospitalar, a qual pode ser entregue no domicílio dos doentes ou na sua farmácia local.

Os Prémios Caixa Social são uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos e enquadram-se no âmbito da sua estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Procuram responder às problemáticas sociais e lutar contra a pobreza e exclusão social através do desenvolvimento económico e inovação.

Ao todo foram recebidas mais de 400 candidaturas, tendo sido seleccionados um total de 34 projectos que impactarão um número estimado de 125 mil beneficiários.

Os projectos foram apreciados por um júri de seis elementos, presidido pelo presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, Emílio Rui Vilar, e composto por Maria José Ritta, Filipe Santos, Eduardo Graça, Viriato Soromenho Marques e Pedro Pita Barros.

%d bloggers like this: