Escrivaninha de Fernando Pessoa e primeira edição da “Mensagem” enriquecem acervo do Museu do Pão

O Museu do Pão, em Seia, adquiriu a escrivaninha de Fernando Pessoa e uma rara primeira edição da sua obra “Mensagem”, ficando ambas acessíveis ao público através da sua integração no circuito expositivo permanente do Museu.

A escrivaninha e o exemplar da obra serão apresentados terça-feira, dia 7 de Julho, em conferência de imprensa, assim como todos os contornos da aquisição. A apresentação contará com a presença de Graça Reis, directora do Museu do Pão, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Situado em Seia, em plena Serra da Estrela, o Museu do Pão é um complexo museológico onde é possível fazer uma pequena viagem ao maravilhoso mundo do Pão. É um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objectos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

O projecto do Museu do Pão remonta a 1996, surgindo na sequência de sinergias criadas entre historiadores, empresários e docentes. Desde esse ano de 1996 e até à sua abertura, a 26 de Setembro de 2002, procedeu-se à recolha do espólio, seja através de compra em antiquários, alfarrabistas e leilões, seja através de doações.

%d bloggers like this: