Movimento Estrela Viva promove “Verão em Movimento”

O Verão está aí! Um Verão atípico, é certo, marcado de forma indelével pela pandemia que atravessamos mas, ainda assim, Verão. Verão com Sol e calor mas sem Festivais, Verão com grilos e cigarras mas sem festas populares, Verão com pôr-do-Sol mas sem sunsets. Em suma, Verão com direito a férias e descanso, mas com dever de distanciamento.
No momento que atravessamos, é importante agirmos com responsabilidade mas sem alarmismo, cientes que as nossas decisões individuais, por excesso ou por defeito, terão impacto na vida de terceiros e da própria comunidade. É imperioso conter a pandemia e assim proteger a vida dos mais velhos e mais vulneráveis. Mas é igualmente importante mitigar as consequências negativas das medidas de combate à pandemia, tanto ao nível económico como ao nível social. É, por isso, imperioso estimular as economias locais e apoiar os que mais foram afectados pelo isolamento social.

A campanha #VERÃOEMMOVIMENTO que o Movimento Estrela Viva irá dinamizar ao longo dos próximos meses, com o apoio de diversos parceiros locais, visa contribuir para esses objectivos, seja através da divulgação de agentes turísticos eco-sustentáveis e de pequena escala da Serra da Estrela, seja através da dinamização de sessões de cantares tradicionais e outras atividades culturais junto dos lares de 3ª idade da região. A campanha integra três vertentes complementares:

À DESCOBERTA DA SERRA – Alojamentos e curiosidades da Serra da Estrela
Divulgação de pequenas unidades de turismo rural / alojamento local e de curiosidades da Serra da Estrela, para promover a nossa montanha enquanto destino de excelência numa altura em que, mais que nunca, o isolamento, a sustentabilidade ambiental e o contacto com a natureza em estado puro estão na ordem do dia.

VERÃO AO LARGO – Cultura em movimento para combater o isolamento
Sessões de cantares tradicionais e outras atividades culturais realizadas no espaço exterior das instituições de 3ª idade das nossas aldeias, em total conformidade com as regras de segurança da DGS, para alimentar a esperança e combater o isolamento social a que os mais velhos e mais frágeis se vêm obrigados no contexto atual de pandemia.

HISTÓRIAS NO BOSQUE
Contos da natureza para miúdos e graúdos, para animar os serões estivais em família, sem sair de casa.

 

 

%d bloggers like this: